18 junho, 2009

O Nascimento de Cristo



Le Grand Paul Gauguin...com a obra "O Nascimento de Cristo", datado de 1896. Podemos encontrá-la em Munique, no Bayerische Staatsgemäldesammlung, Neue Pinakothek...não me perguntem onde fica porque pensei no mesmo que vocês!

Esta pintura traz algumas questões...o nascimento de Cristo...a primeira coisa que me veio à mente ao ver o quadro foi em relação à etnia da personagem principal...eticamente não se deve dizer isto, mas Cristo não é branco??? Eu propriamente não sou católica nem tenho qualquer outra religião. Sempre foi uma questão que me fez confusão, porque o preconceito racial não faz qualquer tipo de sentido! A adaptação das diferentes culturas por vezes é difícil, mas justificar isso pela cor da pele é pura ignorância. Somos todos feitos de carne e osso…todos temos coração…Não vejo diferenças.

Eu então olho para este quadro como um acto de coragem. Para quem não sabe, este grande pintor abdicou da sua luxuosa vida, como corrector da bolsa, para viver da sua maior paixão, a Arte. Assim procurou o paraíso…até chegar ao Panamá, a Martinica e ao Taiti, onde viveu até aos dias da sua morte. O seu único infortúnio foi deixar uma mulher e cinco filhos para trás, somente para viver do seu sonho.

Mas agora pergunto, não é o que por vezes todos nós queremos? Fugir e viver uma vida de loucura e sonho…mas a realidade é mais autoritária que a nossa própria fantasia!

Sem dúvida, um homem de coragem.



Sem comentários:

Enviar um comentário